sexta-feira, 24 de agosto de 2012

AGOSTO: Projeto Folclore (3º ano)

Iniciamos os trabalhos com a SEMANA DA ALFABETIZAÇÃO e assinatura do compromisso com a alfabetização. Com isso, organizei o Portifólio da turma com suas produções de texto e apresentei no dia 8/8/2012  na Suan.Vou publicar aqui os últimos textos dessa semana.
















Já tinha começado a trabalhar FOLCLORE , e então levei também os textos que eles fizeram sobre o Saci que depois postarei aqui junto com o Portifólio.
Iniciei a primeira semana do mês passando o primeiro episódio  sobre O saci do Sitio do Pica Pau Amarelo e assim segui a semana passando os outros 3 episódios.



No último episódio do Sítio teve um apanhado das principais lendas brasileiras: Lobisomem, Mula sem cabeça, e o desfecho do Saci contando sua  história cronológica. Com isso , pude trabalhar todas as lendas  com uma única atividade, introduzi a família silábica ça,ce,ci,ço e çu e pude fazer algumas produções de texto que postarei juntamente com o Portifólio.
Utilizei também a série Juro que vi, do DVD kit de férias da Prefeitura do Rio.
Na semana seguinte trabalhamos Cantiga de Roda, e de acordo com a apostila , cantamos e encenamos A LINDA ROSA JUVENIL que foi um sucesso de interpretação em CONVERSANDO COM O TEXTO (APOSTILA). Foi muito mais fácil trabalhar interpretação da cantiga depois de ter encenado com as crianças. Aproveitei e ensinei o uso do dicionário, por conta da palavra adormecida. Fiz lista das principais lendas para facilitar a produção de texto.
O Projeto Folclore terá como culminância a Feira da Cultura que será em SETEMBRO e iremos apresentar a encenação da LINDA ROSA JUVENIL. Para escolher os personagens -alunos, fiz uma votação em sala , para já arremetê-los à eleição 2012.
Hoje , fechamos a semana com dobradura do saci e pequenos textos sobre o Folclore escrito pelos alunos.





Saci de dobradura e pequenos textos com dizeres sobre o Folclore produzidos pelos alunos.



Vídeo feito em sala mostrando a confecção do Saci para o painel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário